Voltar


05-03-19_05-07-12_site imagens.png

Diagnósticos e tratamentos


A clínica fornece diagnóstico e tratamento das enfermidades da pele, dos cabelos e das unhas, como:
-acne;
-psoríase;
-melasma e outras manchas;
-herpes;
-micoses;
-queda de cabelos;
-dermatites;
-urticária;
-hiperhidrose;
-rosácea;
-estrias;
-tratamento clínico antienvelhecimento, etc.
...

04-03-19_10-17-03_4.png

Funções da pele


A pele reveste todo o nosso corpo protegendo-o contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor.

Porém, mesmo assim, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos remédios de uso tópico com ação interna. Assim, há que se ter cuidado com o que se usa nela, principalmente na criança e no idoso, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
...

04-03-19_10-02-48_3.png

Tipos de pele


Normal

A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.

Seca

A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Ela também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Oleosa

Tem aspecto mais brilhante e espesso por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.

Mista

É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região, e a pele é seca nas bochechas e extremidades.
...


04-03-19_10-47-00_5.png

Classificação dos fototipos de pele


A cor da pele está relacionada a uma série de fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente, sem interferência da radiação solar, sendo, portanto, constante. A cor facultativa da pele é reversível e pode ser induzida. Ela resulta da exposição solar.

Classificação dos fototipos de pele – Classificação de Fitzpatrick

A mais famosa classificação dos fototipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick. Ele classificou a pele em fototipos de um a seis, a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol, sendo:

1. Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
2. Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
3. Pele morena clara – queima (moderadamente)– bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
4. Pele morena moderada – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao sol;
5. Pele morena escura – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
6. Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.
...

26-02-19_03-17-39_abcde.jpg

ABCDE do Melanoma


Um sinal no corpo que mudou de formato pode ser um aviso de que o paciente está desenvolvendo um melanoma, o mais perigoso entre os tipos de câncer de pele.
Nosso ABCDE é uma referência para que a população observe sua pele, ou a pele do seu familiar, e busque um dermatologista para um diagnóstico preciso. A pinta suspeita nem sempre vai se transformar em um melanoma. Se detectados a tempo, 90% dos casos de câncer de pele podem ser curados.
...

26-02-19_10-24-58_acne medications.jpg

Acne


Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

Além do incômodo das lesões, o comprometimento estético pode atingir a autoestima do paciente e torná-lo inseguro, tímido e infeliz. O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível.

Está ultrapassada a idéia de que não se deve tratá-la por ser considerada “própria da idade”, “de desaparecimento espontâneo com o tempo” ou “de não ser doença”.

Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.
...


26-02-19_10-30-39_queda-de-cabelos.jpeg

Alopecia


Queda de cabelo e calvície
A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres. A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum no sexo masculino – estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram do problema – a alopecia androgenética também pode afetar as mulheres. Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. Nas mulheres, é mais difusa. No caso de alopecia androgenética feminina, dá-se preferência à terapêutica tópica.
Há inúmeras outras causas de queda de cabelo, como: pós-parto, relacionadas a distúrbios da tireoide e regimes alimentares, relacionada a infecções e doenças autoimunes, relacionadas a stress e a doenças do próprio couro cabeludo e do fio de cabelo, etc.
É necessária consulta dermatológica detalhada para tratar adequada e especificamente cada caso.
...

18-09-18_04-41-29_11.jpg

Urticária


É uma reação alérgica na pele que se manifesta através de manchas avermelhadas que coçam e que, geralmente, ficam mais inchadas.
Normalmente, os sintomas de urticária duram até 24 horas, desaparecendo sem deixar marcas ou cicatrizes. Entretanto, as manchas podem voltar a surgir em outras partes do corpo.
Quando isso acontece por mais de 6 semanas, a urticária é classificada como crônica.
A urticária pode ser controlada com o uso de alguns remédios, como antialérgicos, e evitando o fator causador da alergia, sempre que for possível identificá-lo.
...