Voltar

O envelhecimento da pele



 

 

 

Há dois tipos de envelhecimento da pele: o intrínseco e o extrínseco.

O envelhecimento intrínseco corresponde ao desgaste natural das células do corpo, ou seja, com o tempo, todos nós teremos linhas de expressão, rugas, flacidez, pele seca e fina. Essas mudanças são controladas por nossos genes e não há nada que possamos fazer para impedi-las. Por outro lado, o envelhecimento extrínseco é o processo de envelhecimento relacionado com os hábitos e exposição a fatores externos como radiação solar, poluição, fumo, álcool e sedentarismo. A boa notícia é que ele pode ser evitado e corrigido, principalmente com tratamentos antioxidantes com vitamina C e filtro solar.

Como evitar os primeiros sinais do envelhecimento extrínseco

A prevenção do envelhecimento precoce pode ser feita por meio de escolhas saudáveis. É importante não se expor deliberadamente ao sol, aplicar e reaplicar o filtro solar ao longo do dia, além de manter um estilo de vida saudável. Por isso, as pessoas devem alimentar-se bem, evitar o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, e fazer exercícios físicos regularmente. Essas ações preventivas reduzem o efeito do envelhecimento antes do tempo.
Dermocosméticos específicos ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.
Além da mudança de hábitos, para não envelhecer antes do tempo também é preciso investir em uma boa rotina de cuidados com a pele. Os passos que não podem faltar independentemente das características de cada pele são: limpeza, aplicação do filtro solar e o uso de antioxidantes - substâncias que neutralizam os radicais livres, responsáveis pela degradação das células saudáveis da pele, levando ao envelhecimento antes da hora.
Para prevenir os primeiros sinais do envelhecimento, deve-se consultar um dermatologista. Somente este profissional está apto para indicar os melhores produtos para as necessidades de cada um.